13 outubro 2011

Aquele que sobrou


Não estou defendendo. Apenas expondo fatos. Dito isso, resolvi escrever sobre Rafinha Bastos. Antes um breve relato sobre nós dois. E, não, ele não me conhece.

Quando entrei no twitter (2009) era o início do cqc e a febre dos cqc’s maníacos. Fiz o meu perfil e sem saber direito como aquilo funcionava, comecei a seguir todos os caras descolados do cqc, eu os achava engraçados e achava o programa inovador e chocante pela sua proposta.

Por isso, era seguidora fiel e ria de suas piadas. Até que chegou ao ponto de as piadas já não terem mais tanta graça assim. A partir do momento que o desconforto ficou maior que a graça da piada, minha consciência me alertou.

E, o exato momento foi quando li em uma entrevista para a Rolling Stone, o Rafinha dizendo que uma mulher feia que fosse estuprada deveria agradecer, pois só assim iria conseguir... Nunca fui estuprada, mas não posso rir de uma “piada” tão ridícula e ignorante. Sou incapaz de aceitar que seja uma “piada” e pior ainda, de aceitar que pessoas conseguem rir disso no seu show.

Só de parar pra pensar do horror que é um estupro, porque acaba com a vida da vitima (quem apaga essas marcas?), porque destrói vidas, lares e famílias. Porque é um crime de horror e cruel.  E, meu Deus, é impossível aceitar que façam uma piada de tamanho mau gosto com um fato que definitivamente não é engraçado.

Isso não é humor. Isso é crueldade.


A partir desse momento, ele perdeu todas as fichas comigo. É claro que já não o sigo mais no twitter (ele e a maioria dos cqc’s, mas isso aqui não é trollagem oficial). E, já não assisto tanto o programa, mas porque já não o acho mais tão legal assim.

O que mais me irritou em toda essa história é o cara falar a piada que quiser em um programa ao vivo e no teatro no seu stand up mas, só quando fala de uma cantora que é casada com um empresário e amigo de Ronaldo é que o cara é repreendido. Ora, vá!

O cara disse coisa pior antes e deveria ter sido repreendido por isso lá. Agora, ele está se tornando uma vitima, porque há uma mobilização a favor dele. Gente que quer crucificar a band por não ter feito nada contra o Boris Casoy e o caso dos garis e que fez agora com o Rafinha.

Sério que o Ronaldo tem tanto peso assim de decisão na band? Foi só ele falar que não aprovava (quase 10 dias depois do ocorrido) que o Marco Luque (que riu da piada ao vivo) fez uma declaração de que não achava graça nessa piada. E, foi só aí que a band o suspendeu.

O que declararam os patrocinadores?

Depois de duas semanas suspenso e uma matéria cortada, Rafinha pediu demissão da band, demissão essa que ainda não foi aceita, pois a band não quer que ele vá pra concorrência. E, gosta de ter ele na casa. Entendeu alguma coisa?

Até agora, ele deu uma entrevista para o IG respondendo as perguntas com receita de bolo, remetendo à época da ditadura militar que, quando uma matéria era censurada, saia no jornal uma receita de bolo em forma de protesto. Ou seja, ele é o censurado, injustiçado e a band a vilã.

O que eu posso concluir é que o maior erro dele foi ter feito piada com o famoso errado. Pois, se fazer piada de estupro pode e, dizer que a mulher é gostosa a ponto de “comer ela e o bebê” não pode, eu não entendo mais nada.

Nenhum comentário: