18 novembro 2012

Shaken, Not Stirred


Sempre (desde que me lembro) fui fã do 007. Lembro-me de assistir pequena aos filmes da saga e amar o espião (que nunca me amou, snif). Goldfinger é o primeiro filme que eu lembro de ter visto e gostado. Imagina pintar as pessoas de ouro para elas pararem de respirar? Genial.

Acho Sean Connery o melhor James Bond de todos. Seguido por Roger Moore e Pierce Brosnan (Mas aí acho que vou com a maioria, né?!). E amo o fato do James Bond ser um espião charmoso, sexy e fatal. Ian Fleming narra o espião mais famoso do mundo como um homem alto, moreno, de olhar penetrante, viril, porte atlético e sedutor, com idade entre 33 e 40 anos e apreciador de vodka Martini (batido, não mexido).

E aí vamos ao Daniel Craig que é baixo e loiro. Não acho que preciso escrever mais nada. Não gostei da escolha dele, prefiro e muito o Clive Owen para o papel. Ator britânico, moreno, alto (bonito e sensual...) e sedutor. Mas não posso chorar, pois não é ele que está no papel (e pelo visto nunca foi convidado, leia aqui ).

Bom, assisti ao Cassino Royale com várias ressalvas e não é que gostei? O filme é realmente muito bom, acho que por ser o primeiro escrito por Fleming e por isso pudemos entender o motivo de o espião nunca confiar em ninguém e visualizar as mulheres como simples objeto. E assim, aceitei Daniel Craig.

Mas aí veio Quantum of Solace que é ruim. Não gostei do filme (apesar de homenagear Goldfinger). Achei chato e arrisco dizer que foi o pior da saga. Apesar de a trama ser de vingança (o que eu adoro) ou por causa da trama ser de vingança, não acho que foi bom para o 007 esse filme.

Agora chegamos a Skyfall (que no Brasil foi traduzido como Operação Skyfall, quando nunca tivemos essa operação, mas enfim...). Amei a música da Adele e a abertura do filme é linda e me lembrou e muito os filmes mais antigos da saga. Para mim, a última música marcante havia sido “The World Is Not Enough” do Garbage (a última, mas não a única, hein?!) e a Adele veio com a Skyfall que é linda e ficou perfeita na abertura.

***SPOILER ALERT***

No filme, há uma perseguição de motos em cima do telhado que é muito boa e cria um clima de tensão muito bom. E 007 está mais loiro do que nunca no inicio desse filme. Ele “morre” por 5 meses e ressurge após a MI6 ser ameaçada por uma explosão, a M (vivida pela Judi Dench) ser ameaçada por um fantasma do passado e o nome de espiões ser revelado no youtube.

Achei as tramas paralelas do filme muito chatas (no fim se justificaram, mas não tive muita paciência) e uma discussão de “velho” e “novo” bem interessante e que foram feitas por vários personagens em momentos diferentes, mas atingiram mesmo somente um personagem especifico. 

O vilão vivido por Javier Bardem é muito bom. Louco ao extremo, com voz suave, expressões até um pouco femininas e super poderoso. Em um momento de uma conversa tensa com o Bond, em que é insinuado até que Bond já teve uma experiência homossexual (o que é totalmente compreensível), Silva (Bardem) se mostra tão poderoso que poderia fazer o ataque que quisesse onde quisesse e deixa até Bond escolher o que queria fazer. Silva explicou que era um 00 e preferido da M na sua época até perceber que era apenas mais um agente manipulável e se rebelou contra a MI6 e contra M, claro. O bizarro desse vilão é uma deformação no rosto e a falta dos dentes de cima, que ele esconde com uma dentadura muito bem feita.

A caracterização do personagem é uma coisa que me intrigou. Pensei em dois motivos pra ele ser loiro, primeiro: fugir da associação ao personagem de Onde Os Fracos Não Tem Vez e segundo (que eu acho mais provável e mais legal): ser o mais parecido com Bond possível. Por sua loucura e obsessão pela M, ele agora é loiro por que o Bond é loiro e é hoje o preferido da M.

Silva é capturado por uma bobagem de deixar o Bond armado e logo que ele aparece preso na MI6 eu pensei: ele queria ser capturado (fiz uma associação ao Coringa do excelente Cavaleiro das Trevas e pronto: ele também queria ser capturado.). E aí eu achei que o filme perdeu a mão. Silva obviamente foge e faz uma explosão no subterrâneo que faz um metrô cair quase em cima de Bond (me lembrou Bane explodindo o campo de futebol do Cavaleiro das Trevas Ressurge) e eu comecei a perder a graça do filme a partir do momento que eu o associei ao Batman.

Bond sempre clássico, em uma perseguição no metrô, enquanto Silva cai todo desajeitado, Bond cai de pé (o que acho ser uma das razões por que amamos Bond). Mas Bond resolve atrair o vilão para ele e por isso, “sequestra” M e a leva para Skyfall, que é o nome da sua casa (ou mansão). Na ida para Skyfall eles vão com o carro clássico de Bond (Aston Martin) e eu passei mal por que a cena é toda com a trilha original e clássica dos filmes.

Em Skyfall é revelado o nome dos pais de Bond e ele reencontra o caseiro que toma conta da casa desde que Bond era pequeno. As cenas na casa dele, apesar de nos revelar parte da história de vida do Bond, pra mim são horríveis. Quando M começa a trocar as lâmpadas por pregos e Bond começa a lacrar as janelas, eu rapidamente me recordei de Macaulay Culkin em Esqueceram de Mim e pronto, acabou uma parte do filme pra mim ali. Não gostei mesmo.

As explosões (tanto da casa quanto do carro) são ótimas, a entrada do Vilão na cena da casa é excelente, mostrando que sim, o vilão é louco. No final dessa cena, o vilão nos mostra que Freud explica seu problema/loucura/obsessão por M. Bond o mata com uma faca nas costas e M morre porque havia tomado um tiro (Dench se despede da serie após 18 anos).

Agora o final que deve ter deixado muitos fãs felizes! M agora será Ralph Fiennes (que eu amo) e a volta da querida Moneypenny que é um clássico na serie e eterna apaixonada por Bond (apesar de que ela nunca teve nada com Bond e nesse filme dá a entender que tiveram qualquer coisa).

Por fim, achei o filme uma mistura de Batman e Esqueceram de Mim com pinceladas de James Bond. 

4 comentários:

Deborah disse...

Olho clínico...Uma análise e tanto,você me lembra Poirot. Concordo com você Sean Connery é inigualável, pena que envelheceu! Daniel Craig não me convence falta sex appeal,é baixinho, loiro e magrelo. Adoro Ralph Fiennes, muito embora como "M" tá um tanto "acabadinho", talvez para não concorrer com J.Bond.

Nívea Marco disse...

Também acho que o Ralph Fiennes não está no seu melhor visual para não diminuir ainda mais o Daniel Craig. Obrigada pelo comentário!
Beijos!

Tullio Dias disse...

"Por fim, achei o filme uma mistura de Batman e Esqueceram de Mim com pinceladas de James Bond."

eu ri.

nunca fui fã de 007. só assisto aos filmes, não tenho uma coisa especial com o personagem.

e concordo com você quando compara o silva com o coringa. na verdade, vou além: sam mendes tentou emular depois o chris nolan.

o filme é bom. até poderia ser melhor que cassino royale, mas por levantar novos detalhes da vida do personagem acaba fortalecendo a primeira aventura esrelada por craig.

(claro que eu gosto mais de cassino royale por causa da eva green, mas...)

Nívea Marco disse...

Tulio, agora fui eu que ri! rs
Vamos combinar que Eva Green foi a melhor bond girl dos filmes pela reviravolta que ela causa em Cassino Royale.
Obrigada pelo comentário!
Beijos!