18 janeiro 2010

Los Abrazos Rotos




Fui assistir ao filme "Abraços Partidos" do Almodóvar sem grandes expectativas. Acho que porque eu gostei muito de "Volver" e "Fale com Ela" e que "Mulheres à beira de um ataque de nervos" tenha me apresentado ao meu "cinema novo". Por isso, não gosto de criar expectativas quanto ao próximo filme, o medo delas não se concretizarem é grande.
Bom, como estou aqui escrevendo um post sobre o filme, no mínimo eu gostei. E, foi isso mesmo!

O filme se passa em torno da vida de um homem (vivido por Lluís Homar) e sua história de vida. O cara era diretor e roteirista de cinema e o maior pegador de mulheres da Espanha, e até bem guapo quando jovem (Me lembrou o finado Patrick Swayze nos tempos de Gost...), até que se envolve com uma mulher casada e linda e ninguém menos que Penélope Cruz (Musa do Almodóvar) e que, por isso, tudo muda na vida de todos.

Penélope, em uma atuação mais uma vez sensual, vivendo a Mulher Fatal do filme (musa é pra isso mesmo), e claro nos mostrando que beleza é pra poucos na vida (e, a moça consegue ser bonita, viu!) , me cansa ao mostrar pela milésima vez na história do cinema os seios dela, acredito que já vi mais os dela do que os meus próprios. Faz parte do papel, dizem todos, mas creio que não precisava de mostrar no filme, sem mostrar não iria alterar o sentido da cena. Fazer o que, né?!

De qualquer forma, a história do escritor Harry Caine e/ou Mateo Blanco vivido por Homar é por vezes desfocada por Penélope. Mas, quando o personagem principal volta a ser o foco da história, passamos a entender as aventuras da sua vida e as dores do personagem. O texto de Almodóvar mantém a narrativa louca de sempre, histórias que se entrelaçam, notícias que chocam o espectador e que passam praticamente despercebida pelos personagens e discussões infundadas.

O filme é longo e poderia ser menor, a história demora muito a ser desenvolvida e compreendida e tem muitas voltas desnecessárias, mas... É Almodóvar e, ele é assim. Acostume-se ou não veja.

Nenhum comentário: